Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

ADECSUL comemora 22 anos

O evento de 22 anos de aniversário da ADECSUL ocorreu no Rancho Vó Tereza em Irati (PR) e contou com a presença de inúmeras autoridades da região, prefeitos, secretários e coordenadores de turismo, além do Conselho Curador e também de pessoas que viveram a história da entidade ao longo deste tempo. A entidade recebeu congratulações pela data do Governador Ratinho Junior e também do vice Governador e presidente da Fecomércio, Darci Piana. Representando a Paraná Turismo, recebemos a sra. Alessandra de Paula Xavier e aa sra. Vanessa Lubacheski. 

Destacamos a presença da vice prefeita de Irati, Dra. Ieda Waidyk; da prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck e do prefeito de Rio Azul Leandro Jasinski. Do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Irati, Hélio de Melo; do presidente da Associação Comercial de Irati, Elias Mansur; do presidente do ISAORG –Instituto Santos Dumont de Tecnologia e Desenho Industrial, Luiz Gonzaga Scortecci de Paula; da secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katrine Mila; do secretário de Indústria e Comércio de Teixeira Soares, Ricardo Basso; do secretário de Indústria e Comércio de Irati, Marcelo Rodrigues; da prefeitura de Imbituva, André Peyert; da secretaria de Planejamento de Guamiranga, Augusto Agnelo Pontarolo; Prof. Msc. Elieti Govea da Unicentro campus Irati; a presidente da CMEG Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Irati, Tirciana Bini e Daniele; Patricia Bermudez gerente regional do SENAC e Fecomércio e Denilson Alessi do SENAC; a presidente do Conselho Municipal de Turismo de Irati, Vanessa Alberton; Vanderlei Kawa, representando a AMCESPAR (Associação dos Municípios da região sul e centro do PR); Paulo Roberto Alves Ramos e Oksana Jadvizak representando a secretaria de turismo de Prudentópolis; Jéssica Fiatcoski da prefeitura de Fernandes Pinheiro; Samanta dos Santos da Secretaria de Indústria e Comércio de Irati; e o ex presidente da entidade, Claudio Kaminski e Jussara Harmuch, da Rádio Najuá. A diretoria e o Conselho Curador da entidade se fizeram presentes com o vice-presidente da Adecsul, Marcio de Sequeira, Rozenilda Romaniw (a qual fez toda a decoração do evento), Simone dos Anjos (cerimonialista); Tailine Schuck, Franciani Mulina e Marize Guimarães do Conselho Fiscal. Após os pronunciamentos da mesa, exaltando o histórico da entidade de serviços prestados à comunidade da região Terra dos Pinheirais ao longo de seus 22 anos, a presidente relembrou sobre os primeiros passos da ADECSUL ainda em 1999, de todos os ex presidentes e voluntários que contribuíram ao longo da história da entidade. Com destaque para o primeiro presidente Ernesto Breyer, o qual enviou votos de sucesso e ficou muito grato pela lembrança de sua contribuição no início dos trabalhos em 1999. A Assessora Técnica, Turismóloga e Interlocutora Estadual para o PRT (Programa de Regionalização de Turismo) Alessandra de Paula Xavier entregou aos representantes de cada município que compõe a região o novo material gráfico, o folder regional, que foi elaborado pela PR Turismo e ADECSUL. O recurso para a realização deste material ocorreu via Secretaria de Comunicação do Estado do Paraná. Na oportunidade foi lançada a primeira edição do Prêmio “Personalidade Destaque Terra dos Pinheirais”. 

O contemplado nesta primeira edição foi o renomado e premiado artista plástico iratiense, José Maria Gracia Araújo, pelo seu legado e conjunto de sua obra, destacando a contribuição para a cultura e o turismo no município de Irati. Destaque especial para o Projeto Griô, onde eterniza o personagem Nhô Pacífico, um dos primeiros moradores de Irati. Tal projeto pretende ser replicado em toda a região da Terra dos Pinheirais. “O objetivo deste prêmio é o reconhecimento a personalidades que contribuíram para a cultura, turismo e áreas afins na região da Terra dos Pinheirais, que sejam lembradas pelo seu legado e homenageadas anualmente”, pontua a presidente. A leitura do texto ao homenageado ficou a cargo da Dra Franciani Fernandes Galvão Mulina, que emocionou a todos com o rico histórico de Zéca Araújo, como é conhecido, que posteriormente agradeceu a todos a homenagem e pontuou sobre a importância de se preservar as estórias e histórias locais, através do projeto Griô. “O objetivo deste pequeno e descontraído encontro foi para comemorar uma data especial onde a ADECSUL conquista sua sustentabilidade como entidade e sua nova sede, certamente se fôssemos reunir todos que contribuíram, e ainda o fazem voluntariamente, ao longo de sua história, o espaço seria pequeno. 

Meu desejo é que todos que passaram pela ADECSUL e deixaram sua contribuição sintam-se lembrados e recebam nossa gratidão pela dedicação a entidade e, aqui lembro especialmente da amiga e ex-presidente, Regina Pegoraro, do Dago Wohel e sua esposa Joana, da Daiane Scolaro e da Carmen Pegoraro.”, afirma a presidente Estela, continuando, afirma

por Estela Mara Rosa e Franciani Galvão Mulina