Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

ADECSUL & Paraná Turismo realizam reunião de Sensibilização Turística com os municípios da Terra dos Pinheirais.

No dia 24 de junho, a ADECSUL em parceria com a PR Turismo realizou uma reunião de Sensibilização Turística. O objetivo do encontro foi reunir os secretários e coordenadores de turismo dos municípios que integram a Instância de Governança Regional Terra dos Pinheirais, para explanar sobre a Regionalização e os critérios para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, além de explanar sobre as ações que estão em andamento, com foco no fortalecimento da região. 
A reunião contou com a presença de representantes da Paraná Turismo; Alessandra de Paula Xavier, interlocutora estadual da Paraná Turismo e que está a frente do Programa de Regionalização do Turismo apresentou aos coordenadores a programação, os critérios necessários para a inserção dos municípios no Mapa do Turismo 2021 e os documentos para habilitação, aos quais devem seguir o prazos estipulados,  até o mês de agosto. 
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de regionalização com recorte regional, atualizado de dois em dois anos. Estar no Mapa do Turismo permite aos municípios, além de estarem presentes no Mapa Brasileiro, participarem de um esforço conjunto regional, junto com a sua instância de governança, para a organização do turismo regional, tendo assim maior visibilidade no cenário turístico paranaense e brasileiro, além de dar acesso aos recursos federais e apoio técnico. 
Os critérios para que o município possa se habilitar consiste em: ter na estrutura administrativa municipal uma Secretaria ou Departamento de Turismo; esta deve conter um orçamento municipal; ter Conselho de Turismo ativo; estabelecimentos cadastrados no Cadastur no município; formalizar a adesão da Prefeitura na Instância de Governança Regional (no caso a ADECSUL) e o critério mais recente é que o município tenha um plano de ação de turismo para o município elaborado pelo Conselho de Turismo. 
Atualmente, dos onze municípios que compõem a região turística Terra dos Pinheirais, sete estão presentes no Mapa de Turismo Brasileiro 2019: Irati, Fernandes Pinheiro, Rio Azul, Mallet, Prudentópolis, Teixeira Soares e Guarapuava. Como o Mapa é revisto a cada dois anos, este ano de 2021 há a previsão de termos mais municípios participantes em função do destaque que o trabalho regional tem obtido, com o engajamento tanto dos secretários e coordenadores quanto por parte da instância regional, a ADECSUL.
Na oportunidade da reunião a presidente da ADECSUL, Estela Mara Rosa, explanou sobre a função da ADECSUL (Agência de Desenvolvimento Regional das Regiões Sul e Centro Sul do Paraná) como Instância de Governança na regionalização do turismo, as principais ações em curso, com destaque para o Grupo de Trabalho do Turismo Religioso, uma vez que a região desponta no Estado do Paraná como uma das regiões com maior número de ícones religiosos. Neste sentindo, rotas de turismo religioso, entre outras, estão em processo de construção para que brevemente estejam aptas para a oferta e comercialização. 
A secretária executiva Rozenilda Romaniw explanou sobre os cursos de capacitação que estão ocorrendo em âmbito regional, iniciativa da ADECSUL em parceria com as entidades  do SENAR e SENAC, entendendo que é o elo para o desenvolvimento do turismo com a qualidade necessária para garantir o êxito das atividades. Também explanou sobre os desdobramentos naturais da Rota do Equilíbrio em três rotas distintas na região.
Estiveram presentes representantes dos municípios de Irati, Imbituva, Mallet, Prudentópolis, Rio Azul, Guarapuava, Fernandes Pinheiro, Guamiranga. Secretários e coordenadores também contribuíram para a discussão, destacamos as presenças de: André Peyer , coordenador de Turismo de Imbituva, Ronaldo dos Santos, Secretário de Indústria e Comércio de Imbituva; Cristiane Boiko Rossetim, secretária de Prudentópolis,; Jéssica Fiatcoski coordenadora de turismo de Fernandes Pinheiros, Valéria Stoki e Mariana Pizzato de Guarapuava, Cristiane Tobarro, secretária de Agricultura de Guamiranga; a secretária de Turismo de Cultura de Mallet, Margarete Grden; a presidente do Conselho de turismo de Irati, Vanessa Alberton; os conselheiros da ADECSUL Márcio de Sequeira e Martinus Meiborg também deram suas importantes contribuições.
“Na revisão do Mapa do Turismo do ano de 2019, onde o critério para participação foi o município ter um Conselho de Turismo, fomos a vários municípios da região auxiliar na organização destes conselhos. O mesmo ocorrerá este ano em relação a elaboração dos planos por estes conselhos, para tanto é imprescindível que estes conselhos estejam atuantes. Com este esforço conjunto é visível que nossa região se fortalece a cada dia no cenário do turismo estadual”. Pontuou a presidente Estela Mara Rosa.
www.adecsul.org.br
www.terradospinheirais.tur.br