Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

ADECSUL realiza reunião com representantes das paroquias de Irati e expõe propostas para o desenvolvimento do turismo religioso

ADECSUL – Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do PR, realiza reunião com representantes das paroquias de Irati e expõe propostas para o desenvolvimento do turismo religioso.

Na quarta-feira, dia 28 de julho de 2021, as 20h, sob uma temperatura de 5º e promessa de muita geada na madrugada, a equipe da ADECSUL realizou uma reunião no salão da paróquia Nossa Senhora da Luz com representantes das paróquias de Irati e entidades representativas do município. A presidente da ADECSUL, Estela Mara Rosa, apresentou um histórico das ações da ADECSUL, entidade que responde pela instância de governança regional de turismo da região turística Terra dos Pinheirais e propostas de projetos relacionados ao desenvolvimento do turismo religioso.

Na pauta, Estela explanou sobre a regionalização, a importância dela para a valorização da região unindo os municípios como um todo, onde um atrativo pode beneficiar toda a região, as  vantagens do município estar no Mapa do Turismo, assim com o ter um Conselho de Turismo ativo e atuante, para alavancara atividade turística de maneira participativa e também fazer uso de investimentos federais via Ministério do Turismo.

Foi enfatizado a representatividade da região Terra dos Pinheirais no turismo religioso e seu forte potencial, ocupando o 5º lugar em número de atrativos do estado, e o 1º lugar em número de atrativos religiosos, em pesquisa realizada pela Paraná Turismo no ano de 2019. Estela comenta: “Este fato nos coloca em uma situação privilegiada, porém o maior desafio é transformar estes atrativos em bons produtos e assim atrair turistas que tenham o perfil adequado aos roteiros ofertados”.

A presidente da ADECSUL explanou sobre o Grupo de Trabalho do Turismo Religioso, iniciativa da Paraná Turismo, composto por várias entidades representativas, e que a Terra dos Pinheirais ocupa uma cadeira justamente pela importância desta região neste segmento. Enalteceu a participação da região no III Fórum Paranaense de Turismo Religioso ocorrido em agosto de 2020 mostrando sua potencialidade e em novembro de 2020 novamente a participação no Fórum Paraná Turístico 2026 – edição 2020. Em ambos os eventos a região esteve em evidência. Também convidou a todos para o 4º Fórum Paranaense de Turismo Religioso que ocorrerá dias 12 e 13 de agosto próximos. Estela também repassou a agenda de eventos que a ADECSUL irá cumprir durante o ano.

Foi lançada pela ADECSUL a proposta de constituir uma rota entre Irati e Prudentópolis, denominada de “Rota da Medalha Milagrosa”, voltada para o turismo religioso, com locais a serem definidos, sendo os pontos principais, a Imagem de Nossa Senhora das Graças, em Irati e o Santuário Nossa Senhora das Graças, em Prudentópolis.

Outra proposta de rota elaborada pela ADECSUL e que está em pleno desenvolvimento é a Rota do Equilíbrio, unindo o turismo rural e o de ‘bem estar’ em um mesmo roteiro na área rural do Pinho de Baixo no município de Irati.  A comunidade está participando de inúmeros cursos de formação pelo SENAR e também recebendo a qualificação necessária para a recepção do turista. Há ainda uma terceira proposta de rota ainda em estudo que é a “Rota das igrejas ucranianas da Terra dos Pinheirais”.

Na reunião, os participantes defenderam que a região é riquíssima em história e religiosidade, por parte dos imigrantes que aqui chegaram, suas igrejas, sua cultura, as línguas e as tradições que se mantêm até hoje.

Turismo na região: O município de Prudentópolis, que integra a região turística Terra dos Pinheirais, já recebe muitos turistas, seja pelo seu potencial no turismo religioso, seja por suas cachoeiras gigantes. O mesmo ocorre como município de Guarapuava no turismo rural com o “Caminho de São Francisco da Esperança”.

Após as discussões a respeito dos assuntos citados acima, os presentes concluíram que é necessário investimentos em infraestrutura, formação e qualificação de pessoas no município para receber turistas. Ficou definido que será organizado um grupo de trabalho específico para o turismo religioso.

 

Presenças:  equipe da Adecsul: Rozenilda Romaniw Bárbara (secretária executiva), Maria Cristina Medeiros Mazza (diretora de projetos), Estela Mara Rosa (presidente), Cibele Bilovus (assessoria de comunicação); Presidente do Conselho de Turismo de Irati: Vanessa Alberton; representantes das igrejas: Agostinho Basso, Vanderlei Kawa, padre Dionísio Mazur (Paróquia Imaculado Coração de Maria), padre Jorge Casimirski (Paróquia Nossa Senhora da Luz), Dionísio Slota, Herculano Batista Neto, Sandro Baranhuk e Carla Grochovski (Comissão da Santa).

Texto: Cibele Bilovus

Fotos: Cibele Bilovus/Assessoria ADECSUL