Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Câmara de Cultura - Artesanatos

  • Projeto Cultura do Artesanato de Irati
No dia 14 de outubro de 2021 ocorreu a primeira reunião do projeto que envolve a Adecsul, Faculdade São Vicente de Irati, Comtur, Prefeitura de Irati e Associação dos artesãos.
A ideia do projeto surgiu pela iniciativa diretora da Adecsul Estela Mara ao discutir sobre o assunto com a professora Dra. Franciani Mulina, que tem projeto de pesquisa na área da cultura do artesanato na Faculdade São Vicente de Irati. Assim, foi reestabelecida o conselho de Artesanato dentro da Adecsul sob a coordenação da professora. 
A partir deste primeiro contato, efetivamos parceria com o Conselho de Turismo de Irati, com a turismóloga Vanessa Alberton e com a prefeitura de Irati por meio da Secretaria de Cultura com o Diretor Sr. Alfredo Van der Neut. E por fim, firmamos parceria com a já estabelecida Associação Associação Iratiense de Artesãos, cuja presidente é a sra. Solange Sofia da Silva.
Assim iniciou o projeto que busca levar aprimoramento para os artesãos do município, para promover e desenvolver a Economia Criativa pela Cultura do Artesanato em Irati. Dentre as ações pautadas para o projeto estão a aplicação de cursos na área de gestão de pequenos negócios, redes sociais para compartilhamento de produtos e informações, sustentabilidade para prática do artesanato, história e cultura do artesanato, cursos de variados tipos de artesanatos, pesquisa científica e de mercado, mapeamento de arte do município de Irati, dentre outras ações.

  • Assembleia Geral Ordinária da Associação Iratiense de Artesãos

A prof. Dra. Franciani Mulina participou da Assembleia anual da Associação de artesãos de Irati que ocorreu no dia 15 de janeiro de 2022 nas instalações da Faculdade São Vicente de Irati. Na oportunidade ocorreu a aprovação do regulamento e estabelecimento de conselhos junto ao órgão. Nesta oportunidade a professora Franciani Mulina se dispôs a participar enquanto Conselho Avaliador externo e entidade parceira, a fim de auxiliar com a disposição das vitrines na loja e também na indicação de cursos e seleção de produtos para venda.
Esta foi mais uma das ações do “Projeto Cultura do Artesanato” desenvolvido em conjunto com a Adecsul.

  • Consultoria de Vitrinismo e estética cultural de loja de artesanato

No dia 8 de outubro a prof. Franciani Mulina esteve prestando consultoria gratuita, por meio do projeto Cultura do Artesanato, para a Loja dos artesãos em Irati. Que é um espaço disponibilizado pela prefeitura de Irati para a Associação Iratiense de Artesãos. Esta foi uma das ações iniciais do Projeto que busca levar o desenvolvimento organizado da Economia Criativa em Irati, Projeto Cultura do Artesanato.
Nesta oportunidade, a professora pode ensinar aspectos da estética de lojas de artesanato, princípios de encantamento de clientes e técnicas de disposição de produtos, bem como, participou, junto a uma comissão de artesãos, da seleção de itens para manter na loja, trazendo aspecto mais profissionalizado aos produtos e ao local.