Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Folha de Irati - Proposta de turismo religioso prevê Rota da Medalha Milagrosa entre Irati e Prudentópolis

Acesse para ver a noticia completa: https://www.folhadeirati.com.br/cidades/proposta-de-turismo-religioso-preve-rota-da-medalhamilagrosa-entre-irati-e-prudentopolis/?fbclid=IwAR0FZ0YnendUrmbrg_HYbevSZBFxMv6OMlvLRY-6Hze0TWIK3dptwFTjrng

A Terra dos Pinheirais deu mais um passo importante para oturismo religioso, que será implantado em toda a região em breve, pois tem umaproposta que prevê a Rota da Medalha Milagrosa, que sairá da Colina NossaSenhora das Graças, em Irati, até o Santuário da mesma Santa, em Prudentópolis.
A ideia inicial é que aconteça no dia de NossaSenhora das Graças, em 27 de novembro, mas ainda será estudada pelas entidadese comunidades competentes. Este será um experimento para explorar o turismoreligioso que é um potencial da região.
De acordo com uma pesquisa feita pelo ParanáTurismo, em 2019, a Terra dos Pinheirais é a primeira das 14 regiões do estadoem atrativos religiosos, e a quinta em locais turísticos, isso traz umpotencial forte para os municípios em expor em rotas para os turistas.

Segundo a presidente da Agência de Desenvolvimento das RegiõesSul e Centro Sul do Estado do PR (ADECSUL), Estela Mara Rosa, este levantamentode dados ajuda a fortalecer esse tipo de turismo na região. “É muito claro anossa opção pelo turismo religioso, a nossa vocação. Prudentópolis já éreferência no turismo religioso na região, e nós, em função da regionalização,só temos que colocar mais opções para o turista para conhecer e preparar essesoutros municípios para a recepção desse turista e mostrar tudo que nós temos defato, com qualidade e exigência no atendimento”, disse a presidente.
A rota que desejam implantar foi feita em 2020 pela moradora de PrudentópolisCélia Malinoski. No dia 08 de novembro, Celia, a família e os amigos vieram aIrati em romaria, até a Colina de Nossa Senhora das Graças, para agradecer aSanta por uma graça recebida. Outro atrativo para os turistas, que ficará emIrati, na igreja São Miguel, é uma relíquia do São João Paulo II.
O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, comenta que o turismo sozinho nãovai para frente, e é importante reunir os municípios da Amcespar para um maiordesenvolvimento regional. “Estivemos em Curitiba esta semana, justamente,fazendo um compilado da região para desenvolver, e a questão do turismoreligioso, com essa primeira rota, vem agregar para Prudentópolis e Irati e vaise estender a toda a região que também tem turismo religioso”, comenta. 
Para o prefeito de Irati, esta ideia “vai proporcionar o desenvolvimento noturismo. Temos que explorar, porque, em Irati e outras cidades, temos aoportunidade das pessoas conhecerem as igrejas, as etnias, assembléias. Essarota vai solidificar e será um excelente trajeto. Além disso, desencadeia umacorrente produtiva, como a parte econômica. Isso vai se desenvolvendo e vaigerar emprego e renda. Precisamos fortalecer isso. A Prefeitura vai apoiar emtodos os sentidos”. A secretária de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Guimarães Boiko Rossetim,diz que é importante o crescimento de todos os municípios juntos, pois a cidadejá é referência no turismo religioso, e é a Capital da Oração, e isso vaifortalecer ainda mais. “Temos o nosso turismo religioso regional que édesenvolvido com vários municípios e nós fortalecemos o que a região tem emcomum. Essa formatação de roteiros regionais são importantes e fortalecem todaa região que é rica em cultura e turismo”, observa.

O Conselho Municipal de Turismo de Irati atua de forma deliberativa econsultiva e estão auxiliando no segmento religioso. Para a presidente doCOMTUR, Vanessa Alberton, ter o turismo religioso acontecendo de forma ordenadana região é algo que só tem a agregar para a comunidade, e não apenas nosentido econômico, mas na preservação das tradições e na disseminação do quetem em Irati. “As missas rezadas em ucraniano que não se vê em todo lugar, asnossas igrejas que são únicas e belas, além de incentivar que a fé sejarenovada e que esse hábito religioso não se perca na correria do dia a dia.Acredito que um segmento puxa o outro. Tendo o turismo religioso acontecendo naregião, outros segmentos podem receber esse mesmo turista”, comenta.

PROPOSTA DE TURISMO

A proposta com a rota da Medalha Milagrosa é o alvo da aparição Mariana, nocontexto de Catarina Labouré, que ocorreu em Paris, em 1830, e foi atravésdesse fenômeno que gerou a imagem na colina de Irati e do santuário emPrudentópolis.
“Muito mais que atrativos, as pessoas também querem conhecer as históriasdesses locais, muitos não sabem o que significou essa aparição Mariana. A nossaproposta é mais profunda, que seja uma imersão dentro do fato histórico do queaconteceu”, comenta Estela.
Assim, além do turista conhecer o local, ele também poderá saber da históriapor trás daquele espaço. Esta primeira rota será um experimento, que envolve,inicialmente, as igrejas dos dois municípios. E, em seguida, depois deexperimentado e aprovado, os envolvidos no trabalho passarão o roteiro para asoperados que se interessarem em trazer turistas para a região.

REUNIÃO


A
ssim, com a rota da Medalha Milagrosa, os peregrinos que fizeram a visitatambém poderão conhecer as igrejas de ambos os municípios. Para isso, houve umareunião em que foi comentado sobre o assunto para os párocos de Irati.
Padre Dionísio Mazur, pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria, participouda reunião e diz que é importante o turismo religioso na região,principalmente, para expor as igrejas, para que as pessoas de fora conheçam ashistórias e como funciona cada uma delas.
Na oportunidade, o pároco sugeriu que cada igreja prepare um folheto para oturista saber um pouco da história da paróquia. Mazur cita como exemplo aprópria igreja de Irati, pois muitos confundem, ela é ucraniana do ritooriental católica. “As nossas igrejas pelo estilo se destacam muito e éimportante o turista ter acesso e conhecer, não somente a beleza, mas comofunciona, a história e a tradição, saber distinguir a religiosidade”, disse opadre.
Outra discussão também foi sobre o entendimento necessário para que aconteçam essasrotas, e na preparação de estrutura e formação de pessoas que saibam contar ashistórias propostas. Agora, as entidades envolvidas estão em buscas de pessoasque possam colaborar neste quesito.