Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Inauguração do Santo São João em Prudentópolis PR

O governador Beto Richa inaugurou na sexta (17) de 2017 o Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis, um dos principais destinos de turismo de aventura do Estado do Paraná, tanto pelas suas belezas naturais quanto pela facilidade de acesso. A nova infraestrutura permite melhorar as condições para a recepção de visitantes e amplia o acesso à cachoeira, de 84 metros de altura.


“Temos uma série de investimentos em Prudentópolis e em toda a região, mas a alegria de hoje é a de poder entregar esta obra que é aguardada por muitos e muitos anos e que vai contribuir para o desenvolvimento muito mais vigoroso e sustentável desse município, que é o Monumento Natural do Salto São João. Com toda a infraestrutura necessária para receber os turistas”, comenta o governador Beto Richa.

Foram liberados pelo Governo Estadual cerca de R$ 4 milhões para o calçamento de 15 quilômetros até o Salto São João e mais R$ 1 milhão para o pavimento das trilhas, com acessibilidade. “Uma infraestrutura com anfiteatro, com receptivo, estacionamento, banheiros, lanchonete e até alojamento para pesquisadores”, complementa.

Na avaliação do governador, as obras contribuem para alavancar o potencial turístico da região, que era pouco explorado. “Agora vamos fazer uma exploração responsável. Tenho a consciência de que na medida em que as pessoas conhecem essa beleza natural, essa dádiva de Deus, vão começar a ajudar na sua preservação, ajudar a cuidar e criar uma nova mentalidade, uma nova conscientização, até porque aqui, ao contemplarem, e verem todos os cuidados do governo, o cuidado do IAP e a gestão da Prefeitura Municipal, também vai criar uma consciência para a necessidade de preservar o ambiente em que vivemos. Em nosso governo, ampliamos em mais de 10,7 mil hectares as Áreas de Preservação Ambiental no Paraná”, afirma Richa.



“A grande obra do século no município! Há tantos anos falava-se em dar uma estrutura adequada a um dos nossos pontos turísticos. E agora conseguimos o Monumento Natural do Salto São João. Com essa obra, mais a pavimentação, através do [programa] Caminho das Pedras. Vamos ter um local que vai alavancar nosso turismo. Tenho certeza que o município de Prudentópolis, com a inauguração do Monumento Natural do Salto São João, dará um salto muito importante no turismo e na preservação do meio ambiente”, comemora o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klossowski.
O local contará com uma lanchonete que vai comercializar sucos, refrigerantes e salgados. Por normativa do IAP e por ser um local que oferece riscos, não haverá venda de qualquer tipo de bebida alcoólica, esclarece o prefeito.

“Prudentópolis tem mais de 100 cachoeiras cadastradas e temos que aproveitar essas belezas naturais para ampliar o turismo, que gera riqueza, oportunidade de emprego e renda. Mas, acima de tudo, dar condições para que as pessoas conheçam essas belezas, porque quando conhecem ajudam a preservar”, acrescenta o governador.

A administração do ponto turístico, quanto à visitação, se haverá ou não cobrança de entrada, por exemplo, ainda está em processo de formulação. A Prefeitura de Prudentópolis assinou, junto ao IAP, um convênio de cooperação e esse convênio deve ser aprimorado. “Particularmente, sou favorável à cobrança de uma taxa, não muito alta. Mas quem vai definir mesmo é o IAP, nessa administração conjunta. Por enquanto, está com portões abertos e teremos guias e turismólogos”, diz Adelmo.

A área do Monumento do Salto São João é uma Unidade de Conservação gerenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e conta com 33,88 hectares, sendo a maior atração o Salto São João, de 84 metros e altura. A Unidade de Conservação assegura a proteção integral ao remanescente de Floresta de Araucárias, flora, fauna e recursos hídricos, especialmente a cachoeira e os paredões de pedra.

Os recursos investidos na obra derivam de medidas compensatórias, que buscam repor bens ambientais perdidos em decorrência de algum empreendimento.

Fonte: Da Redação, com reportagem de Élio Kohut/ Rádio Esperança, Jornal Hoje Centro-Sul e AEN

Link: http://radionajua.com.br/noticia/noticias/irati-e-regiao/richa-inaugura-monumento-natural-do-salto-sao-joao-em-prudentopolis/39255/