Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Informativo segundo semestre de 2020 e Mensagem de final de ano da Presidente da ADECSUL

Prezados Amigos da ADECSUL e da nossa querida Região Turística Terra dos Pinheirais!!!

Eis que finda o ano! E cá estamos nós, ainda um tanto perplexos com todos os acontecimentos e surpresas que este ano nos reservou.

A pandemia do COVID-19 nos pegou a todos de surpresa, sendo que o segmento do Turismo foi um dos mais afetados, junto com o setor da cultura e eventos. Resiliência foi o sentimento mais experimentado junto a todos os profissionais do Turismo. Algo que inicialmente parecia que iria embora em três meses, se estendeu por todo o ano!

Mas todo este “estado pandêmico” nos trouxe também novas maneiras de nos relacionarmos, e o ponto alto foram as reuniões virtuais, que aproximou amigos de todos os recantos. Abundaram as “lives” e o conhecimento e até o entretenimento ficaram mais acessíveis.

Além das inúmeras reuniões virtuais, também experimentamos reuniões híbridas, com pessoas presenciais e outras comparticipação virtual. Nesta ocasião especialmente participaram também como convidadas virtuais a Ana Carla Moura, Coordenadora da Regionalização do Ministério do Turismo e a Alessandra Lontra, Interlocutora do Nordeste brasileiro, representando 222 municípios. Aqui pontuo muito rapidamente, e até com certo orgulho, que tenho tido a oportunidade de levar o nome de Irati, da Terra dos Pinheirais e do Paraná, para todo o Brasil com alguns projetos aos quais estou envolvida.

Foi um ano de muito trabalho e produção e que teve muitas idas e vindas. Em final de junho a servidora da prefeitura de Irati, Rozenilda Romaniw, uma das fundadoras da ADECSUL lá nos idos do ano 2000, chegou para somar e assim assumiu a Secretaria Geral da entidade. Em dezembro agora nossa colaboradora turismóloga Rhuana Biscotto, depois de três anos conosco, nos deixa para vôos maiores, mas sempre tendo esta casa como sua. Nossos sinceros agradecimentos a ela! Em julho também parte dos municípios da nossa região, os que compunham a região da AMSULPAR (Associação dos Municípios do Sul do PR), decidiram trilhar caminho solo. Acatamos a decisão, naturalmente, e desejamos a todos eles sucesso! Temos ciência das peculiaridades de cada região e que lá na frente podem somar para o sucesso do Turismo paranaense. Em contrapartida recebemos o município de Pinhão para compor a nossa região turística Terra dos Pinheirais.

Poderíamos ter feito mais, muito mais. Cancelamos cursos, viagens e muitos dos encontros presenciais, que foram substituídos pelos virtuais. Ainda assim trabalhamos arduamente por três meses, Rozenilda e eu, com o auxílio do SEBRAE, para elaborarmos o Diagnóstico Regional e os Planos de trabalho da ADECSUL e da Região. O Informativo semestral trará todas as nossas atividades, detalhadas.

Mas há algo mais a ser lembrado!

Este ano a ADECSUL completou 20 anos! Um bom caminho percorrido. Somos a entidade mais antiga do Paraná a estar na condição de Interlocutora Regional do Turismo com o Estado, assumindo a condição de Entidade Sede da Instância de Governança à qual temos nos dedicado há tantos anos, desde os primórdios de 2003! Havia até uma programação para comemorarmos tal data, mas percebemos no decorrer do ano que não havia clima para comemorações. Certamente em 2021 o faremos!

 

Que Venha Um Ano Novo!

De alguma maneira, talvez por instinto ou ingenuidade, assim como crianças, teimamos em aguardar a meia noite do dia 31/12 para comemorarmos o primeiro dia do Ano Novo que chega. Que nunca percamos esta esperança de dias melhores, sempre com o coração repleto de gratidão por todos os aprendizados e amigos que encontramos pelos caminhos trilhados. Este ano percebemos principalmente que não há nada tão gratificante como o “olho no olho”, o toque, o abraço apertado dos encontros presenciais, não é verdade?!

Desejo muito profundamente SAÚDE a todos os caminhantes e que neste ano novo que se inicia nossa ADECSUL coloque em prática muitos projetos na região! Que nossa Região Turística Terra dos Pinheirais ganhe visibilidade e que o Turismo, e as outras Câmaras Setoriais da ADECSUL, seja um caminho para que o potencial dessa terra abençoada aflore e deixe seus frutos para as gerações que virão.

Juntos, Somos Mais Fortes!

E não esqueçam de visitar nossos sites e nossas redes sociais!

Estela Mara Rosa – Presidente ADECSUL

www.adecsul.org.br

www.terradospinheirais.tur.br

Insta -@terradospinheirais

Facebook - Terrados Pinheirais - Viva o Centro Sul do Paraná

Informativo segundo semestre de 2020.