Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Instituição da governança do Programa Paraná Produtivo

No dia 28 de abril, a Adecsul foi convidada para participar do Workshop de apoio à instituição da governança do Programa Paraná Produtivo e entrega do Plano de Desenvolvimento Produtivo Regional Integrado, coordenadas pela Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes – SEPL, com o apoio do Serviço Social Autônomo Paraná Projetos e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social.

O Programa de Desenvolvimento Produtivo Regional Integrado, denominado - Paraná Produtivo, tem por finalidade fornecer elementos para o desenvolvimento dos territórios do Estado do Paraná, integrando os agentes locais e governamentais e as políticas públicas disponibilizadas pelo Estado, visando criar uma dinâmica positiva que fomente o desenvolvimento produtivo e a redução das desigualdades regionais.

Após as oficinas de construção coletiva e participativa do Programa que perduraram nove meses (Diagnóstico, Oportunidades de parcerias e Priorização), foram priorizadas ações de impacto na promoção do desenvolvimento das oito regiões identificadas como prioritárias, sendo que na nossa região a ação primária que terá foco é o desenvolvimento da Agricultura familiar. Essas ações subsidiaram a elaboração dos Planos Produtivos Regionais.

O objetivo do workshop foi apoiar a instituição da governança regional, com dinâmicas de integração e de formação dessa estrutura, fortalecendo a participação das lideranças locais na implementação das ações prioritárias. Neste dia, foi instituída a comissão provisória com a presidência regional, que ficou a cargo da Secretaria de Cultura e Turismo e Primeira Dama de Mallet, a sra. Maria Margarete Grden e do vice-presidente, Sr. Rodrigo Solda. Devendo definir a composição da comissão de gestão local,  o coordenador executivo e coordenador técnico, bem como, da comissão técnica envolvida. 

A Região 7 é composta por 18 municípios: Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, Fernandes Pinheiro, General Carneiro, Guamiranga, Imbituva, Irati, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, São Mateus do Sul, Teixeira Soares, União da Vitória.

Foram já efetuadas duas reuniões (10 e 16 de maio) junto ao Programa Paraná Produtivo, na presença dos senhores João Gustavo Racca, Patricia da Paraná Projetos e Daniela que é o ponto focal da Secretaria de Planejamento do Estado. Para ratificar o apoio e conduzir o grupo da Região 7 para a composição da governança regional do projeto.

Esteve presente no workshop e nas reuniões efetuadas junto à comissão do PR Produtivo nossa secretária executiva e superintendente de Cultura e Educação, Franciani Galvão Mulina.