Horário de Funcionamento
das 13:00 às 19:00
Rua Moisés de Oliveira, 210
Rio Bonito - Irati, PR
(42) 3423-3327

Lançamento da Marca Paraná em 2008 e da logo Terra dos Pinheirais

Marca Paraná

As marcas servem como instrumento estratégico para os destinos turísticos e estão inseridas no contexto das ações de planejamento e marketing do Estado, contribuindo para a construção de sua imagem, identidade e posicionamento junto ao mercado consumidor.

Em 2008 foram criadas a “Marca Paraná” e as marcas para as, então, 10 Regiões Turísticas do Paraná, resultando de um trabalho de desenvolvimento e construção participativa, com o envolvimento dos representantes das 10 regiões turísticas paranaenses existentes a época (atualmente são 14 regiões turísticas) juntamente com técnicos do Estado, representantes do Conselho Paranaense de Turismo, técnico do SEBRAE e de uma empresa de design contratada para a realização do trabalho debranding.

Desde então, as Marcas que trazem consigo elementos gráficos que refletem a identidade paranaense, tem sido utilizadas em matérias de divulgação do Estado, para promoção dos seus produtos e serviços turísticos e, ainda que em poucos casos, para promover outros tipos de produtos e serviços do Estado.

Sem dúvida uma das decisões estratégicas mais importantes na construção de um Destino Turístico é a criação e a preservação de sua imagem que será agregada aos seus produtos e serviços por meio de uma Marca. É através da Marca que o destino será promovido e,portanto, esta deverá refletir e encontrar sustentação na prática. Caso contrário,a comunicação da marca poderá ser prejudicada. Assim, é imprescindível avançarem outros aspectos de melhoria geral dos destinos para que o uso das marcas tenham sustentabilidade.  

A Marca Paraná é o elemento principal da Identidade do Turismo no Estado. É o meio preferencial para a identificação e projeção dos valores e personalidade do turismo paranaense, constitui a sua forma de expressão mais visível. Diferenciando- o dos demais estados brasileiros.

O símbolo mais representativo do Paraná é a Araucária: Pinheiro do Paraná. O movimento ascendentes da sua copa transmite a sensação de alegria, elevação, leveza e positivismo, conceito que traduz o turismo e inspira na formatação gráfica da marca.

A Marca Paraná foi construída com base nos seguintes aspectos:

  • Diversidade
  • Potencial
  • Beleza
  • Riqueza 
  • Alegria
  • Elevação
  • Leveza
  • Positivismo

As cores corporativas da Marca Paraná são: marrom, vermelho, amarelo, azul, verde e preto. A somatória dessas cores simboliza a diversidade de etnias no Paraná. Buscando comunicar a questão da “diversidade” através de um jogo de cores que faz associação com cada uma das características do Paraná.

FONTE: Manual de Uso da Marca Paraná, 2008