Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Novidades no Projeto Cultura do Artesanato: logomarca e Feira Itinerante

Neste último mês as coordenadoras Franciani Mulina e Vanessa Alberton estiveram reunidas com entidades para providenciar oportunidades para os artesãos em Irati. 

A primeira novidade é a logo, criada para identificar a marca do que está sendo desenvolvido para a Terra dos Pinheirais. A identidade de marca de um projeto é importante para formalizar o processo e percurso de ações do projeto. É também, a forma gráfica e imaterial que inculca na mente das pessoas a importância da cultura de um povo e da valorização da identidade da Terra dos Pinheirais.

A logo remete ao bastidor de bordado, como se uma mão invisível estivesse bordando a araucária, ou seja, a Terra dos Pinheirais tem a Cultura da arte sendo recriada a cada instante por nossos habitantes. Levando a cor marrom que representa nossa terra, nosso pinhão e nossa força e solidariedade, refere-se ao aconchego e a maturidade, confiabilidade e unidade familiar, características estas tão presentes em nossa região.

O projeto participou da prospecção de oportunidades para que os artesãos possam comercializar seus produtos, e para isso, pleiteando a criação de uma “Feira Itinerante de Artesanato” que iniciará em Irati e posteriormente será ampliada para os demais municípios. Por isso, estivemos em contato com os secretários de Desenvolvimento Econômico e Secretária de Cultura do município, Samanta   Regina dos Santos, para solicitar a execução da feira em locais distintos no município, sempre buscando facilidade de acesso para consumidores e feirantes. A ideia é que possamos contar com parceiros para divulgação do evento e que, além do artesanato, possamos ampliar a gama de produtos feitos com matéria prima ou identidade da Terra dos Pinheirais. Porém, as estrelas da feira sempre serão as artes desenvolvidas pelos artesãos.

Também, estivemos reunidos com o coordenador da Ineti - Incubadora Tecnológica de Irati, Dr. Diogo Luders Fernandes e com a presidente da Associação Iratiense de Artesãos, Me. Milene Galvão. A proposta surgiu do professor, que conhecedor do nosso Projeto e da Associação de artesãos de Irati, tem auxiliado no levantamento de oportunidades para desenvolver o setor da economia criativa no município. Assim, pleiteia-se o desenvolvimento de cursos específicos voltados para artesãos.