Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Visita técnica a Feiarte em Curitiba

No dia 08 de março artesãos participantes do Projeto Cultura do Artesanato tiveram a oportunidade de visitar a Feiarte em Curitiba.
A Feira Internacional de Artesanato, FEIARTE, é um dos maiores eventos de artesanato do país, com expositores de diversas nações e regiões do Brasil e ocorre há mais de 20 anos. É reconhecida como incentivadora do intercâmbio cultural entre artesãos e visitantes e, pois, tem o objetivo de promover o trabalho de artesãos que confeccionam artigos de qualidade, criatividade, bom gosto e culturalmente representativo de uma nação ou região.
A feira apresentou uma diversidade de produtos de qualidade como expressão material da cultura dos 19 países presentes (Índia; África do Sul; Cuba; Grécia; Turquia; Portugal; Senegal; Tailândia; Rússia; Polônia; Argentina; Líbano; Peru; Angola; Republica Du Congo; Japão; Himalaia; Uruguai; Indonésia). Pudemos perceber o cuidado e a representatividade de cada país e artesão em suas peças. Desde o cuidado com aspectos sociais, culturais, sustentabilidade, criatividade, afetividade e beleza. 
“As peças que nos chamaram a atenção foram aquelas que apresentam apelos diferenciados daquelas que conhecemos em nossa região, como produtos manufaturados com pedras de âmbar, coral e jade, produtos esculpidos em madeira, gesso ou rocha. Porém, enquanto visita técnica, pudemos explorar todos os stands e conversar com os artesãos sobre seus produtos. Foi uma experiência única e enriquecedora, poder conversar com indivíduos de vários países, foi uma rica troca de conhecimentos”, comenta nossa superintendente de Cultura, Educação e Artesanato Franciani Galvão, “Voltamos com a necessidade de explorar criativamente nossos produtos regionais e é o que faremos nas próximas semanas, oficinas de criação com os artesãos de Irati.”
A feira contou com um stand exclusivo da Paraná Turismo apresentando os produtos de nosso estado, bem como, o novo folder da Terra dos Pinheirais.
É importante salientar que o transporte foi cedido e financiado pela Prefeitura Municipal de Irati, a qual agradecemos pela parceria e atenção com nossos artistas locais.
Site da Feiarte: https://feiartepr.com.br/
Instagram do Projeto Cultura do Artesanato: @culturadoartesanato
Por Franciani Galvão