Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Terapias Integrativas e tratamentos alternativos na Colônia Inácio de Loyola, no Pinho de Baixo, área rural do município de Irati.

Recentemente a Colônia Inácio de Loyola, localizada no Pinho de Baixo, interior de Irati, recebeu profissionais da saúde da região para realizar as terapias disponibilizadas no projeto de Práticas Integrativas Complementares no SUS (PICS). O tratamento alternativo para os profissionais de saúde que estão na linha de frente no enfrentamento à Covid-19 partiu do interesse do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), em parceria coma empresa Equilíbrio Terapias Integrativas (ETI) e a Colônia Inácio de Loyola, a ideia surgiu diante da atual situação da pandemia, pois é notável que o cansaço físico e emocional estava se agravando.

A empresa Equilíbrio Terapias Integrativas e a Colônia Inácio de Loyola formaram uma equipe para que fosse possível dar procedência no projeto PICS. “Ofertamos as terapias e o consórcio aprovou nossa proposta, foi um projeto piloto porque agora queremos ampliar para mais profissionais da saúde e depois ampliando para toda a população que quiser. Queremos plantar essa semente do bem principalmente aos que mais precisam, foram três semanas de trabalho e o resultado foi fantástico”, explica Ana Magalli Villar de Arruda, fisioterapeuta.

“Todas as terapias disponibilizadas tratam as causas e não os sintomas e as doenças, as terapias têm uma abordagem mais ampla no contexto da saúde integral do ser humano”, conta Maria Cristina Medeiros Mazza, proprietária da colônia e terapeuta.

Foram atendidos profissionais de saúde de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares, durante três semanas, de 12 a 30 de julho.

Para algumas vivências se utilizou a Trilha da Estrela e Cristais, e o bosque do interior da Colônia Inácio de Loyola. As pessoas também contaram com o serviço do Restaurante Vegetariano da Colônia, onde foram disponibilizados lanches saudáveis, no período da manhã e da tarde conforme aconteceram os tratamentos.

As terapias disponibilizadas foram a Medicina Tradicional Chinesa, incluindo acupuntura, auriculoterapia e ventosaterapia, basicamente, realizada pela Farmacêutica Maria Isabel ; Biodança e microfisioterapia, realizada pela fisioterapeuta Ana MagalliArruda;  Florais de Bach, realizada pela Terapeuta Floral e graduanda em Biomedicina Maria Cristina Medeiros Mazza, Arte terapia, utilizando as mandalas, pela Psicóloga Márcia Aparecida dos Anjos Rosdaibida eReiki, pela Teóloga e Massoterapeuta Marilda de Jesus Lopes. Foram oferecidas ainda, a meditação e o do-in, num processo individual e coletivo, a Cromoterapia e Fito energética, esta última para casos específicos. A equipe contou também com a Enfermeira Maria Jaine Rakus para acompanhamento dos dados vitais. 

“Precisamos ressaltar que todas as terapeutas são profissionais há muito tempo, de longa data, com grande experiência e conhecimentos acumulados na área de saúde e bem-estar, o que confere um toque muito especial no cuidado integral às pessoas que buscam o tratamento, acolhendo a todas com muito carinho, amor e respeito”, comenta Maria Cristina.

O que são as terapias e o que promovem nas pessoas?

MTC – Acupuntura – é um método terapêutico milenar chinês, que se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo com agulhas ( Chen)ou com fogo (Chui) para promover a mobilização, a circulação e o fortalecimento da Energias Humanas, expulsando as energias nocivas, a fim de restaurar e manter a saúde. A concepção dos Canais de Energias dos pontos de acupuntura, o diagnóstico energético e o tratamento baseiam-se nos preceitos do Yang e do Yin, dos cincos movimentos/elementos, da Energia (Qi) e do Xue (sangue).

Bio dança e micro fisioterapia – Bio dança - Prática expressiva corporal que promove vivências integradoras por meio da música, do canto, da dança e de atividades em grupo. Utiliza exercícios e músicas organizados e linhas de circulação baseada em cinco pilares (vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência), que trabalha a coordenação e o equilíbrio físico e emocional por meio dos movimentos da dança, a fim de induzir experiências de integração, aumentar a resistência ao estresse, promover o equilíbrio afetivo, a renovação orgânica e melhorar a comunicação eo relacionamento interpessoal.

Micro fisioterapia – A micro fisioterapia é uma técnica de tratamento manual por meio de toques suaves e específicos, com o objetivo de estimular a auto cura do organismo nos distúrbios corporais e emocionais. Essa técnica, que surgiu na França em 1983, se baseia no fato que muitas das nossas dores e doenças se devem a pequenas disfunções que se acumulam durante a nossa vida e terminam por enfraquecer nosso organismo, deixando “cicatrizes” que atrapalham o funcionamento das células e ficam guardadas na memória do tecido por uma deficiência do sistema imunológico, que não consegue eliminar o agressor. As disfunções podem ter causa em frustrações, perdas ou traumas que ocorreram em algum momento da vida, inclusive na gestação, ou até mesmo nas memórias hereditárias que carregamos. E a micro fisioterapia ajuda o corpo a se livrar destas “cicatrizes”, contribuindo para melhorar nosso estado de saúde e ajudar o organismo a eliminar os vestígios emocionais e traumáticos. Pode ajudar a tratar qualquer disfunção do corpo. A micro fisioterapia tem como embasamento teórico os estudos da embriologia, filogênese e ontogênese que serviram como base para as informações dos mapas corporais e dos gestos manuais específicos que permitem identificar a causa primária de uma doença, ou disfunção, promovendo o equilíbrio, o bem estar e a manutenção da saúde.

Dentre os problemas mais procurados nos consultórios destacam-se:  Insônia e distúrbios do sono;  Depressão, ansiedade, síndrome do pânico e fobias;  Dores musculares;  Cefaleias e enxaquecas;  Alergias, rinites, sinusites; Traumas físicos e emocionais;  Fibromialgia;  Dificuldades de aprendizado, falta de atenção, hiperatividade, agressividade;  Disfunções digestivas, problemas urogenitais;  Disfunção hormonal, mau funcionamento dos órgãos;  Dificuldade de engravidar;  Tiques nervosos, dentre outros.

Floral de Bach - sistema desenvolvido com 38 flores pelo médico inglês, Dr. Edward Bach, na década de 1930. Utiliza a  essência floral que se origina da planta em floração atua nos arquétipos da alma humana, estimulando transformação positiva na forma de pensamento e propiciando o desenvolvimento interior, equilíbrio emocional que conduz a novos comportamentos, gerando bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.

Reiki - Prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital visando promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental. Busca fortalecer os locais onde se encontram bloqueios – “nós energéticos” – eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, e restabelecendo o fluxo de energia vital – Qi.

Arte terapia com mandalas - Uma atividade milenar, a arte terapia é prática expressiva artística, visual, que atua como elemento terapêutico na análise do consciente e do inconsciente e busca  interligar os universos interno e externo do indivíduo, por meio da sua simbologia, favorecendo a saúde física e mental. Utiliza instrumentos como pintura, colagem, modelagem, poesia, dança, fotografia, tecelagem, expressão corporal, teatro, sons, músicas ou criação de personagens, numa produção artística a favor da saúde. A técnica do desenho da mandala promove mais integração de conteúdos inconscientes ao nível da consciência e a resolução de problemas, restabelecendo a totalidade psíquica do indivíduo, indispensável ao seu bom funcionamento. A técnica do desenho da mandala é um excelente meio de autodescoberta.

Cromoterapia – Prática terapêutica que utiliza as cores do espectro solar – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta – para restaurar o equilíbrio físico e energético do corpo. No nosso método, as respectivas cores são direcionadas simultaneamente para o chakra correspondente com a pessoa deitada numa cama, para harmonizar e equilibrar cada chakra de forma simultânea, em conjunto com músicas específicas (musicoterapia),trazendo estado de paz e equilíbrio ao ser integral, contribuindo para a melhoria das condições de saúde e bem-estar.

Fito energética –Terapia que trabalha com a energia das plantas para harmonização e equilíbrio dos centros energéticos (Chakras), utilizando um sistema de 108 espécies de plantas.  A Fito energética se baseia no fato de que as plantas possuem um campo de energia invisível saudável e vitalizante que, se aplicado corretamente, pode atuar de forma benéfica em nós seres humanos, nos animais de estimação, em ambientes e até em objetos. As doenças, como depressão, medo, tristeza, pânico, ansiedade, transtorno de comportamento, insônia, entre outras, nascem na alma. Por isso, qualquer tratamento que quiser realmente curar a causa e ir na origem do problema precisa alcançar a alma. A alma é uma consciência, e como tal é um campo de energia. O poder das ervas é precioso justamente porque consegue atingir este campo de energia.

Controle da Respiração e Meditação – A respiração lenta e consciente normaliza as condições de calma e tranquilidade do nosso corpo físico, estimula o cérebro a liberar endorfinas, que combatem a depressão; ativa a glândula pituitária; reduz toxinas nos pulmões; promove a limpeza do sangue; energiza e aumenta a vitalidade; regula o equilíbrio do pH, o que contribui com o controle do stress. As práticas de controle da respiração permitem à pessoa acalmara mente e equilibrar o organismo, trazendo bem-estar, melhorando o ritmo e coordenação de todas as funções do corpo.

A meditação amplia a capacidade de observação, atenção, concentração e a regulação e integração mente, emoções, corpo e mundo exterior; promove alterações favoráveis no humor e melhora no desempenho cognitivo; diminui o pensamento repetitivo, desenvolve habilidades para lidar com os pensamentos e observar os conteúdos que emergem à consciência; facilita o processo de autoconhecimento, auto cuidadoe autotransformação; e aprimora as inter-relações – pessoal, social, ambiental– incorporando a promoção da saúde à sua eficiência

Interessados no atendimento seja particular, individual ou coletivo, empresas e seus funcionários, podem se beneficiar das práticas integrativas complementares na melhoria do bem-estar emocional, mental e físico, mais harmonia e equilíbrio na vida e nos relacionamentos, sejam familiares ou profissionais e em geral.

Ficou interessado? Entre em contato!

Colônia Inácio de Loyola - (42) 99119-1222 falar com Cristina.

Equilíbrio Terapias Integrativas - (42) 99126-6963 falar com Magalli.