Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

História da ADECSUL

Histórico ADECSUL & PNMT

 A Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Paraná - ADECSUL nasceu das oficinas do PNMT , cabe-nos neste espaço lembrar do início do PNMT. 

O Programa Nacional de Municipalização do Turismo – PNMT foi um Programa desenvolvido e coordenado pela EMBRATUR, mediante a adoção da metodologia da Organização Mundial do Turismo - OMT, adaptada à realidade brasileira, com o propósito de implementar um novo modelo de gestão da atividade turística, simplificado e uniformizado, para os Estados e Municípios, de maneira integrada, buscando maior eficiência e eficácia na administração da atividade turística, de forma participativa.

Suas principais diretrizes eram a descentralização, a adesão voluntária, a formação de parcerias e a participação nas Oficinas de Capacitação, utilizando como estratégia a conscientização e o envolvimento da comunidade com o turismo, a mobilização, sensibilização e a capacitação.

Conscientizar e sensibilizar a sociedade para a importância do turismo como instrumento de crescimento econômico, de geração de emprego, de melhoria da qualidade de vida da população e de preservação do seu patrimônio natural e cultural.

Estimular o fortalecimento das relações dos diferentes níveis do poder público com a iniciativa privada, visando e estabelecimento de parcerias para o enfrentamento dos problemas e a busca de soluções negociadas em benefício da comunidade.

Descentralizar as ações de planejamento, de coordenação, de execução, de acompanhamento e avaliação, motivando os segmentos organizados do município, a participarem da formulação e da co-gestão do plano de desenvolvimento sustentável do turismo.

Elevar os níveis de eficiência e eficácia da prestação dos serviços voltados para as atividades turísticas.

Promover os meios para dotar os municípios brasileiros, de potencial turístico, de condições técnicas, organizacionais e gerenciais para o desenvolvimento das atividades turísticas do município.

A elaboração do Planos Municipais de Turismo e formação dos Conselhos Municipais de Turismo, além de criação de mecanismos de incentivo ao turismo era um dos principais objetivos.

A dinâmica do PNMT consistia em realizar Oficinas de Capacitação, que ocorreram em três fases: 

1ª Fase - Conscientização: capacitação dos Agentes Multiplicadores Nacionais, Estaduais e dos Monitores Municipais, para a mobilização, sensibilização e conscientização da comunidade. 

2ª Fase - Capacitação: qualificação dos Agentes Multiplicadores Nacionais, Estaduais e dos Monitores Municipais, para a orientação dos diversos segmentos da comunidade com vistas à constituição do Conselho Municipal do Turismo e do Fundo Municipal do Turismo. 

3ª Fase - Planejamento: capacitação dos Agentes Multiplicadores Nacionais, Estaduais e dos Monitores Municipais, como Facilitadores na Metodologia Simplificada de Elaboração da Estratégia Municipal de Desenvolvimento Sustentável do Turismo.

Com todo trabalho realizado desde sua fundação no ano de 2000, a Adecsul responde pela Governança Regional de Turismo da Terra dos Pinheirais, que é a interlocutora regional junto ao Governo do Estado.

***Em março de 1994 ocorreu o lançamento nacional com a criação do Comitê Nacional em Brasília e em 1996 houve a criação do Comitê Estadual do Paraná.

 PNMT na região centro sul do Paraná & início da ADECSUL

As primeiras reuniões do PNMT na região centro sul do Paraná iniciaram em 1998. Especificamente em abril de 98 a 1º Oficina do PNMT ocorreu no município de São Mateus do Sul, em julho de 98 em Mallet e em agosto de 98 em União da Vitória.

***Importante salientar que o município de  São Mateus do Sul foi o primeiro município do Brasil a receber o selo de conclusão da 3º fase do PNMT.

Com a animação dos integrantes envolvidos nas Oficinas, o grupo decidiu por criar uma entidade representativa que desse continuidade aos anseios pelo desenvolvimento do turismo na região, assim em março de 1999 ocorreu a “primeira reunião do grupo de trabalho visando a criação da entidade representativa do turismo regional” na cidade de Irati (PR) nas antiga FLECLI , Faculdade de Educação, Artes e Ciências de Irati.

O Sr. Ernesto Breyer, empresário de União da Vitória ligado ao turismo foi o eleito o presidente deste grupo de trabalho, conduzindo as reuniões.

A segunda reunião ocorreu em 16 de março em União da Vitória, a terceira também em União da Vitória em 05 de abril.

A quarta reunião ocorreu em 24 de maio de 1999 na Câmara Municipal de Porto Vitória ocasião em que o grupo de trabalho concluiu as discussões em torno do modelo de organização optando por uma Agência de Desenvolvimento oficializando assim a decisão.

Presentes secretários de praticamente todos os municípios das duas micro regiões, Amcespar e Amsulpar. Formaram-se comissões temáticas, incluindo uma para a elaboração do estatuto e regimento interno da instituição.

 Em 09/07/1999 nas dependências da Pousada Villa Vitória em Rio Azul, ainda sob a presidência de Ernesto Breyer  encerrou-se o livro ata do grupo de trabalho e abriu-se o livro ata da ADECSUL, nome escolhido para a entidade, nesta ocasião ocorreu a primeira eleição da entidade.