Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Reunião do “Projeto Cultura do Artesanato”

Nesta data estiveram reunidas a nossa presidente Estela Mara Rosa, a superintendente geral da nossa câmara de Cultura, Educação e Artesanato, Franciani Galvão Mulina e a Presidente do Conselho de Turismo de Irati Vanessa Alberton, coordenadoras do “Projeto Cultura do Artesanato”.

Nesta ocasião, nos reunimos para discutir as demandas e prosseguimento dos trabalhos relacionados ao projeto feito em parceria da Adecsul com o Comtur, Secretaria de cultura do município e Faculdade São Vicente de Irati.

Um planejamento está sendo desenvolvido para criar atividades que venham auxiliar os artesãos e promover seus produtos em Irati e região. É um projeto piloto para ser implantado em toda a região Terra dos Pinheirais.

O projeto iniciou com a criação de um grupo de whatsapp englobando os artesãos do município. E neste grupo são compartilhadas informações sobre cursos, projetos e demais informações relevantes para o desenvolvimento do setor da economia criativa na região.

Algumas das ações que estão sendo planejadas são a criação de livro, revista ou catálogo com artesãos Iratienses, seus produtos e história de vida.

Criação de logomarca do projeto, site e redes sociais com os produtos e seus criadores, para demonstraras atividades desenvolvidas, como reuniões e outras ações. Já foram criados o Instagram @artesanatoirati e um grupo de facebook para troca de informações sobre artesanato e ideias, www.facebook.com/groups/artesanatoirati.

Apesar do projeto ter iniciado no ano de 2021, já contou com algumas ações, este ano há planejamento de consultorias, aulas de gestão, cooperativismo e produção de artesanato para os participantes do grupo.

Uma outra ação importante já está sendo desenvolvida, que é fortalecer o contato com outras redes de artesãos no território regional e nacional. A qual está sendo feita mediante a participação do grupo de paranaenses artesãos.

O projeto também intenta fazer eventos para reificar a união dos artesãos e para troca de saberes e fazeres da arte, de forma física. Buscando fortalecer a comunidade de artesãos locais.

Dentre as ações planejadas, é a busca de parcerias com empresários para a compra de matéria prima e insumo, bem como, para a venda dos produtos de identidade locais para os turistas. Igualmente, formalizar a participação em feira em eventos da região. E junto a geração prevê-se a criação de um catálogo de produtos artesanais para serem adquiridos para presente e lembrança por empresas locais para eventos organizacionais oficiais.

Outra ideia que se intenta em ser desenvolvida, é a busca de parceria para construção e manutenção de e-commerce para servir como vitrine de comercialização dos produtos de nosso território.

A intenção do projeto é fazer com que todos conheçam os produtos e artesãos em toda a região, pois estes artistas são a melhor representação de uma cidade, pois eles sintetizam a cultura do município por meio de suas mãos!

 por Franciani Galvão